sexta-feira, 6 de março de 2015

Amante – a origem de uma palavra e seus múltiplos sentidos

Amante
                Quem diria! Uma simples frase de apresentação causou alvoroço hoje na sala de aula. Desde que eu me conheço por professora, uso a seguinte frase de apresentação nas minhas apostilas: “Casada com a linguística e amante da literatura”. Explico: o casamento foi entrelaçado com a linguística pelo gosto de pesquisar e estudar o português. A relação com a literatura, mesmo com estudos da faculdade, sempre foi muito mais por fruição, ou seja, prazer de ler. Por isso, a vontade intensa de transformar os encontros literários escolar em algo que proporcione afinidade dos alunos com a leitura literária.
            
    Mas o que me chamou a atenção é o susto que alguns alunos tiveram ao ler em voz alta a palavra amante, sem prestar atenção ao resto da frase. Ser amante da literatura significa se entregar à leitura, ao enredo do livro: vivenciar, imaginar, viajar com a narrativa. Ler é como ter outras vidas, secretas, deliciosas, ao simples alcance de nossas mãos: em um livro.
                Ser amante é amar alguém ou algo. Nesse caso, a leitura literária. Aqueles olhares curiosos risonhos fizeram-me procurar os cadernos de pragmática e relembrar a origem da palavra a mante: “amante vem do latim AMANS, ‘aquele que ama’, de AMARE, ‘amar’, que vem de AMOR, ‘amor’”.
                Ou seja, o significado original é simples e amoroso, sinônimo de amor. Nada a ver com traição. No entanto, como a língua é um “ser” vivo, ao longo do tempo, algumas palavras ganham novos significados, conforme o contexto usado. Por isso, em alguma época da história, a palavra amante foi relacionada àquela pessoa que mantém relações amorosas ilícitas.
                Quer saber? Eu sou mais do amante como aquele que amar. Já que as palavras podem transformar-se conotativamente, eu fico com essa relação: amante = amor. E você?

Luana Iensen Gonçalves

Um comentário:

  1. Interessante a abordagem sobre o tema. Obrigada por compartilhar esse experiência conosco!

    ResponderExcluir

O preconceito linguístico na região de Carazinho.

Hoje divido o espaço com uma colega do curo. Aproveitem o texto: O preconceito linguístico na região de Carazinho. O relato apresentado po...